PESSOAS MAIS DO QUE ESPECIAIS...

Pages

14 de nov. de 2011

.


TÔ BÃO NÃO...!!
(como se isso fosse uma novidade nas segundas feiras...)
BOM DIAAAAAA...!!!!!!!
Hoje o dia está lindo.
Radiante de lindo...!
O sol começa a aparecer; passarinhos estão a cantar (o galo já cantou faz um tempão), perfume de flores no ar... Ô DIA BÃO, SÔ.
Mas... ôpa! Espere... você deve estar estranhando.
Não está entendendo nadica de nada?
EU..., nessa euforia toda?! Nesse deslumbramento tresloucado em plena segunda feira?

AHAAAÁ....!!!!

Aí é que está a minha armação (sô inteligente prá caramba).
Hoje não é hoje. O meu suposto "hoje" é amanhã, ou seja: o dia de hoje – esse dia que você está lendo – foi ontem. É passado. Escrevi para o futuro. Hoje o seu “hoje” foi o meu ontem, porque o “hoje” para mim seria um dia que eu só conseguiria dizer uma coisa: TÔ BÃO NÃO!!!.
Entendeu? Não? Bom, eu relendo o que escrevi também fiquei meio confuso, mas... dêxapralá. Hoje é DOMINGO!!! Escreví isso ontem (domingo), para você ler hoje... tendêu??? O importante é que hoje (ontem) consigo escrever com mais ânimo... (risos).

Sabia que os nomes dos dias da semana estão todos relacionados com os planetas. E esses, por sua vez, associados a nomes de deuses da antiguidade? Isso faz um tempinho já... por volta de 400 a.c...
Os romanos (sempre os romanos!) conheciam somente o sol, a lua, marte, mercúrio, júpiter, vênus e saturno.
O primeiro dia da semana (domingo), homenagearam o astro rei.
Não... não é o Roberto Carlos... prestenção sô!!! É o SOL, entendeu?
Os outros dias foram sendo denominados na seguinte ordem.
Chamaram a terça feira e disseram-lhe:
_ Você é MARTE. Ela ficou vermelha de raiva... queria ser outro planeta. Menos LUA, é claro. Mas os romanos (sempre os romanos!) ameaçaram-na jogar aos leões; daí ficou tudo resolvido. Ela continuou vermelha, mas sem a companhia dos leões.
_ Quarta, vem cá. Você será MERCÚRIO...  Ela saiu toda serelepe... feliz da vida! Na mitologia grega, MERCÚRIO é o deus da venda, do lucro e do comércio... Imagine então que a quarta saiu para tentar negociar a troca do seu nome... ter um lucruzinho, sácuméquié...!? Não deu certo, mas ela virou parlamentar (putz!)  TÔ BÃO NÃO!!!
Aí chegou o dia do dia da vez (interessante essa expressão... gostei!)
_ Quinta, tu és muito peidorreiro... serás JÚPITER, o planeta gasoso! (risos). E a quinta foi-se embora... fazendo aquilo que sabia de melhor (eca!) TÔ BÃO NÃO!!!   
_ Sexta, vem cá minha VÊNUS (depois a gente conversa viu? Já falei que cê ta linda hoje??? ).  E a sexta ficou toda arrepiada.... (ô dia bunito, sô). Por isso que muita gente sente arrepios quando chega sexta feira. TÔ BÃO NÃO, mas na sexta, .
O sábado estava no seu canto... quietim... cantarolando uma musiquinha do Lulu Santos (...todo mundo espera alguma coisa... de um sábado à noite...). Isso acontecia até o momento em que um romano (os romanos... sempre eles!), na verdade era o romano-mor; um homem musculoso com voz de barítono... tiras de couro espalhadas por todo seu corpo, apertando de tal forma a delinear-lhe ainda ainda mais aquele físico escultural... Os pés... ah, os pés! Com umas sandalinhas lindas... todinha de couro trançadinho... com um lacinho em detalhe... uma gracinha! Bem... ahãn... quer dizer... voltando ao romano-mor.
Ele tirou o sábado daquele torpor em que cantarolava o Lulú, e disse:
_ Sábado, vem cá meu fío... você é gente fina... gósdimaisdocê, viu? Eu vi você naquele filme, “Saturday Night Fever” (os Embalos de Sábado à Noite)... cê tava bem prádaná... então receberás um nome pomposo: SATURNO. E o sábado saiu dando saturnos de alegria... (é o dia mais embalado; até hoje...).
E assim termina a história.

Ãhn... O que?
Faltou alguém?
Ah, sim... estava esquecendo.
Aí o romano - puto de raiva - chamou aquela infeliz...
_ Vem cá, infeliz... dia sem vergonha... dia de “fases” (ora ruim... ora pior... ora ruim... ora pior...). Ora bolas! Até parece que cê tá no mundo da LUA...
Já sacou, né?
Era a segunda feira. LUA, assim a chamaram.
Por isso é que dizem que, quem gosta de segunda feira, é LUNÁTICO (risos). TÔ BÃO NÃO!!! (mais risos)
Em latim, a semana completa: SOLIS - LUNAE - MARTIS - MERCURI - JOVIS - VENERIS - SATURNI.
Em espanhol: DOMINGO - LUNES - MARTES - MIÉRCOLES - JUEVES - VIERNES - SABADO
Frances: DIMANCHI - LUNDI - MARDI - MERCREDI - JEUDI - VENDREDI e SAMEDI.
Em ingles: DAY - DAY - DAY - DAY - DAY - DAY e DAY  (risos)
João Abranches também é cultura ....   õ[õ

Mas você está percebendo que hoje (o seu amanhã que é hoje e foi o meu ontem e é o...  ah, dêxapralá...), está percebendo que eu tô bem melhor, né?
Mas, sei não...  já começo a sentir uma coceirinha...  a bater uma TPS (tensão pré-segunda, como foi acertadamente diagnosticado pela Denise Alves...).
Alguns dizem também tratar-se de DDN – Depressão de Domingo à Noite. Caso sério... seríssimo... é só ir findando o dia de domingo. TÔ BÃO NÃO.
O governo deveria baixar um decreto. Todo feriado que caia num dia de semana (MARTE, MERCÚRIO ou VÊNUS), mandasse ele prá LUA. Entendeu??? (risos). Feriado na quarta? Transfere para segunda e trabalha-se na quarta. Seria uma maravilha...
Mas por falar em “governo”, na segunda feira passada esqueci de contar um sonho que tive. Sonho não... um pesadelo! Pesadelei...
Tropecei no Lula. É sério...!
Eu estava correndo, aí... splop!, ploc!, ploct!... tropecei no “CARA”.
Mas você deve estar doidinha querendo saber  “como" e "por que" eu tropeçei no Hômi  !?.
Aí eu te respondo: Corria do Hugo Chávez... (risos).
Aliás, não sei o que o Lula estava fazendo na minha frente (splop!, ploc!, ploct!...), o que fazia no meu sonho pesadelo.
Só sei que Hugo Chávez (no sonho ele estava careca), corria atrás de mim daquele jeito... todo desengonçado... (é o jeito dele mesmo), parecendo mais com um hipopótamo com pernas de camêlo, e gritava:
_ Companẽro... vamos la lucha... vamos amigo! (o sem vergonha me chamava de “amigo”. E quanto mais ele falava “amigo”... mais eu corria... até splop!, ploc!, ploct!... tropeçar no Lula). (risos... quase perdendo o fôlego)
Bom, prá encurtar a conversa porque eu já “falei demais”.
Só sei que consegui chegar até uma porta; uma porta imensa... enorme...!
Bati apressadamente.
Bati de novo...
Soquei a porta já desesperado... (e o Hugo Chávez quase me alcançando... com o Lula estirado ao chão...).
Até que finalmente abriram a porta...
_ Pois não...!. Disse-me a Dilma com um sorriso estranho no rosto...

Acordei apavorado!!!

Todo suado...
Isso aconteceu num dia de LUA... pesadelos de segunda feira.
TÔ BÃO NÃO...

Vou continuar tomando minha geladinha, porque amanhã sei que reinará a Deusa da Cafeína.
Por favor, um forte e puro... sem açúcar.

TÔ BÃO NÃO... mas só até amanhã.

Um comentário:

Caixa Bonita disse...

Me ajude a anunciar!

No meu site esta rolando uma promoção de devido ao Black Friday, que vai te domingo dia 27/12/2011.

Temos ótimas opções e presentes para este final de ano.

Agradecida.. =D

Um beijo, Gabi.
www.caixbonita.com